Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Edital publicado, mas minha graduação é diversa da exigida e agora José?

Publicado por Brenda Maria
há 5 anos

A 5ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) reconheceu o direito de um Bacharel em Ciências da Computação tomar posse no cargo de técnico de Tecnologia da Informação para o qual foi aprovado em concurso público promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI).

Ao analisar o caso, o relator, desembargador federal Hilton Queiroz, explicou que o acesso a cargos públicos pressupõe do candidato escolaridade exigida para o desempenho da função, nos termos do artigo , inciso IV, da Lei n. 8.112/1990. (Processo nº: 0015275-27.2015.4.01.4000/PI - Data de julgamento: 10/10/2018).

O STJ entende desde 2014 que não se mostra razoável impedir o acesso ao serviço público de um candidato detentor de conhecimentos em nível mais elevado do que o exigido para o cargo em que fora devidamente aprovado mediante concurso. Precedentes: AgRg no AREsp 261.543/RN, Rel. Ministro HERMAN BENJAMIN, SEGUNDA TURMA, julgado em 19/02/2013, DJe 07/03/2013. Colacionando um Julgado do Ministro Humberto Martins de 2014.

A Decisão da 5ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região é importante. Pois, ratifica há a necessidade de se sopesar princípios, ou seja, a aplicação do princípio da vinculação ao edital decai por mitigação para a coerente e justa sobrelevação do princípio do concurso público, constitucionalmente consagrado no art. 37, inciso II, da CF/88.

Nesse sentido, segundo a construção jurisprudencial, o requisito de escolaridade, previsto no Edital do concurso, estabelece um nível mínimo de qualificação, a ser cumprido, para o desempenho satisfatório das atribuições atinentes ao cargo, porém não impede o acesso de candidato que, embora formalmente não tenha apresentado diploma especificamente constante do edital, mas tenha atingido patamares mais elevados de formação acadêmica e profissional justamente na área especifica do Edital.

Todavia, faz-se sempre a necessidade da analise adequada da ratio decidendi (núcleo da decisão) do caso concreto. Pois, consoante ao precedente do STF a teoria fato consumado é inaplicável.

Logo, depois de identificada a ratio decidendi de um precedente, o operador deve definir se o caso em julgamento é suficientemente igual ao precedente, demandando resposta judiciária idêntica, ou, ao contrário, se o caso em análise não é suficientemente igual, devendo, portanto, ser decidido de maneira diversa.

  • Publicações2
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações81
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/edital-publicado-mas-minha-graduacao-e-diversa-da-exigida-e-agora-jose/686478299

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)